Qua, 09/07/2025 - 11:47
O projeto que liga os idosos vulneráveis à GNR de Bragança foi, pela primeira vez, implementado em Vila Flor no início do ano. Agora chegou a mais duas localidades, Alfandega da fé e freixo de espada à Cinta, conta o Tenente Coronel e oficial de relações públicas da GNR de Bragança, Vitor Romualdo.
“No nosso distrito de Bragança, o projeto encontra-se implementado em três municípios, em Vila Flor, que foi logo o primeiro conselho, 15 dispositivos, em Alfandega da Fé também com 15 dispositivos e Freixo de Espada à Cinta com 21 dispositivos, estando neste momento abrangidos pelo projeto cerca de 51 idosos em situações de vulnerabilidade.”
A utilização do dispositivo “E-Guard” vai permitir aos idosos um maior tempo de permanência nas suas residências uma vez que em caso de emergência as autoridades estão à distância de um “click”.
Vila Flor, Alfandega da fé e agora Freixo de Espada à Cinta, o E-Guard já está a ser implementado pelos concelhos do distrito e, segundo o Tenente Coronel, o comando territorial de Bragança pretende mesmo expandir o projeto.
“Prevê-se, a curto prazo, a continuação desse trabalho e a celebração de outros protocolos de cooperação com os restantes municípios”, rematou.
O protocolo entre a GNR e o município de Freixo de Espada à Cinta foi assinado na sexta-feira, enquanto o acordo com o município de Alfândega foi formalizado no final de junho.
Escrito por Rádio Brigantia.