Uva celebrou pela terceira vez a Festa dos Pombais com produtos locais e muita animação

PUB.

Ter, 08/07/2025 - 10:29


Para além dos vários produtos locais, animação não faltou com gaiteiros e vários concertos musicais

A freguesia de Uva, no concelho de Vimioso, realizou pela terceira vez a Festa dos Pombais. Na aldeia, há cerca de 50 pombais que dão nome à festa que reúne vários produtos locais, como enchidos, artesanato, vinhos e pão.

Aline Domingues apresentou a sua marca de vinhos “Menina d’Uva”. “É um vinho só de vinhas velhas, castas tradicionais do Planalto Mirandês, e é uma vinificação que resulta de uma agricultura biológica. Os meus pais são de Uva, eu nasci em França, mas decidi criar o meu próprio projeto de vinhos em Portugal”, explicou.

Teresa Pinto foi uma das expositoras e deu a conhecer a sua “habilidade artesanal” com várias “obras de costura”, além de apresentar pão caseiro, pão com chouriço, bolinhos secos, súplicas, económicos, cebolas, alhos, feijão e outros produtos biológicos.

O evento pretende sobretudo promover a localidade e os pombais que caraterizam Uva. Violeta Vilaça, da Palombar, a associação de conservação da natureza e património rural, destaca a importância de preservar os pombais.

“É para dar a conhecer o nosso produto genuíno e artesanal. Somos de Duas Igrejas, Miranda do Douro, e fazemos este produto como era feito antigamente, de forma completamente tradicional”, destacou.

Cristina Miguel, presidente da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, frisa que a Festa dos Pombais é única.

Para além dos vários produtos locais, animação não faltou com gaiteiros e vários concertos musicais, um inclusive realizado dentro de um pombal.

Escrita por Brigantia 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira