Vila Flor quer promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento social através do CLDS 5G

PUB.

Sex, 04/07/2025 - 10:16


O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), orçado em cerca de 660 mil euros, é uma estratégia que visa promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da comunidade local

O município de Vila Flor apresentou, no início da semana, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), a ser implementado até 2029.

O projeto, orçado em cerca de 660 mil euros, é uma estratégia que visa promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da comunidade local e já está em “funcionamento pleno” adianta Pedro Lima, autarca de Vila Flor. “Já está a promover atividades dentro do ATL Sénior, que está a decorrer até ao final do mês de julho, portanto um mês inteiro de um Hotel Sénior. É algo inovador no distrito de Bragança. Todos os dias, durante um mês, o ATL Sénior vai de certa forma abranger todas as aldeias e lugares do concelho e um número significativo de pessoas mais velhas”.

Uma universidade Sénior e um ATL para os mais velhos são algumas das ações que esta iniciativa vai implementar com o objetivo de promover um “envelhecimento ativo e o combate ao isolamento social”.

O município de Vila Flor é o promotor do projeto já a Segurança Social é a entidade gestora. Em conjunto estas entidades querem reforçar as respostas sociais que já existem no município. Para isso a equipa é composta por profissionais de diversas áreas.

O CLDS 5G está inserido no PESSOAS 2030, um programa temático do PORTUGAL 2030, e é financiado pelo Fundo Social Europeu.

Jornalista: 
Cindy Tomé