Deputados do PCP no Parlamento Europeu apontam aumento do custo de vida e problemas na saúde como principais preocupações da população do distrito

PUB.

Sex, 21/07/2023 - 09:56


Os deputados do PCP no Parlamento Europeu estão, por estes dias, a percorrer os distritos de Bragança a Vila Real para ouvir os problemas que mais afetam os trabalhadores, associações e população em geral

O aumento do custo de vida, os salários baixos e a falta de médicos de família estão entre as principais preocupações, avança o deputado João Pimenta Lopes. “Do ponto de vista das empresas e dos trabalhadores verifica-se o aumento do custo de vida, da precarização das relações laborais, da intensificação dos ritmos de trabalho, desregulação dos horários, os salários muito baixos e a generalização do salário mínimo nacional como referência naquilo que são as remunerações dos trabalhadores.

As questões da saúde também são problemas que se sentem aqui no distrito, nomeadamente nos centros de saúde com a falta de médicos de família, o problema dos atrasos nas consultas e urgências, ao que se soma o encerramento de unidades de proximidades.

Têm surgido, inevitavelmente, questões relacionadas com a habitação e aumento dos custos, quer no mercado de arrendamento quer de aquisição.”

No que toca à agricultura, a falta de água e o aumento dos custos de produção são problemas identificados nesta e em outras zonas do país. “Contactámos com produtores da zona do Vale da Vilariça e Carrazeda de Ansiães e há problemas que são transversais a outras zonas do país, como a necessidade de uma melhor gestão da água, reforço das infraestruturas para captação e manutenção.

Há também a questão do aumento dos custos de produção e, portanto, entendemos que é fundamental valorizar a produção local e os produtores, intervindo para garantir que têm melhores rendimentos na venda dos produtos”.

De acordo com a deputada Sandra Pereira, a subida das taxas de juro também está entre as reclamações mais ouvidas, por afetar famílias, empresas e setor agrícola. “A subida das taxas de juro pelo BCE está a asfixiar as famílias, mas também as micro, pequenas e médias empresas , que têm os seus empréstimos, assim como os próprios agricultores, que também os têm, o que associado ao aumento dos fatores de produção, de repente também têm mais uma prestação de um empréstimo que subiu exponencialmente. Acho que isto se reflete em quase todos os setores”.

O périplo dos deputados do PCP decorre no âmbito das jornadas de trabalho “Contigo todos os dias – A tua voz no Parlamento Europeu”, e à medida que vão analisando as questões que mais assolam a população de norte a sul do país e ilhas, vão apontando soluções necessárias para lhes dar resposta.

No distrito de Bragança, as jornadas já passaram pelos concelhos de Torre de Moncorvo, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros (Cortiços). Amanhã vão estar em Mogadouro e Alfândega da Fé.

Escrito por Onda Livre (CIR)