Qua, 12/07/2023 - 09:27
As árvores serão tratadas com o DICTIS, um produto biológico criado no Instituto Politécnico de Bragança. Luís Fernandes, presidente da câmara, explica que este investimento ronda os 772 mil euros.
“Vão ser tratados conforme a identificação que foi feita. Começa agora esse tratamento, completamente gratuito para os proprietários, porque é suportado pela candidatura e pelo município e permite que tratemos uma quantidade enorme de castanheiros durante dois anos. É uma mais-valia conjuntamente com o tratamento que já se fez da vespa da galha do castanheiro”, explicou.
Depois de ter realizado um estudo do concelho, onde se sabe que existe uma área de plantação de 7630 hectares de soutos, o município de Vinhais iniciou, esta semana, o tratamento do cancro do castanheiro. Luís Fernandes salienta que centenas de agricultores serão favorecidos.
“São centenas de agricultores abrangidos, claro que não são todos os castanheiros que têm essa doença, são a maioria deles, mas foi o possível dentro desta candidatura. Todas as freguesias serão abrangidas”, adiantou.
O município também já apoiou os agricultores no combate à vespa das galhas do castanheiro. Luís Fernandes diz que este tipo de apoios ajuda a que mais pessoas decidam apostar nesta cultura e que, por isso, as plantações vão crescendo.
O tratamento do cancro do castanheiro já começou. As freguesias de Sobreiró de Baixo e Alvaredos foram as primeiras a que o produto chegou.
Escrito por Brigantia