Escultor mogadourense distinguido na Bienal de Gaia

PUB.

Qua, 12/07/2023 - 09:17


O mogadourense Manuel Barroco venceu o Prémio Escultor Zulmiro de Carvalho, na quinta Bienal Internacional de Arte de Gaia

O escultor, com 83 anos, levou a concurso uma escultura em bronze designada “A Serrana” que partiu de desenhos seus.

“Eu faço desenhos, é raro o dia que não faça desenhos, apontamentos e depois quando me lembro de fazer ou há necessidade ou até clientes me pedem alguns trabalhos, eu lembro-me deles”, contou.

Licenciado em Escultura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, ainda era uma criança quando percebeu qual era sua paixão.

“Fiz a instrução primária em Mogadouro e os canteiros que andavam aqui na minha aldeia, na altura andava na quarta classe, eu disse-lhes ‘olhe isto não está nada bem’ e diz-me ele ‘e tu fazes melhor’ e eu respondi que achava que sim e foi eu que lhe fiz o desenho das letras e mais umas coisas. Eu até me admira como é que com aquela idade fazia isso”, recordou.

Manuel Barroco é natural da localidade de Quintas das Quebradas, no concelho de Mogadouro. É autor de várias esculturas na região, nomeadamente o “Cão de Gado Transmontano”, em Bragança e a “A Noite dos Bombos”, em Mirandela.

Foi agora distinguido na Bienal Internacional de Arte de Gaia que decorreu até 8 de Julho.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais