CDU de Bragança preocupada com abastecimento de água nas aldeias do concelho

PUB.

Seg, 10/07/2023 - 08:57


Com o Verão a decorrer, o abastecimento de algumas aldeias do concelho de Bragança começa a ser uma preocupação. Algumas localidades, nesta altura do ano, têm que se abastecidas pelos bombeiros

A CDU defende a construção de barragens para evitar anos como o anterior, em que a seca foi um grave problema. Um dos assuntos levados à Assembleia Municipal, disse o deputado José Castro.

“Já toda a gente fala da falta da água, que eventualmente na maior parte das populações rurais vai acontecer e vão ficar à espera do autotanque. São problemas que nunca mais são resolvidos e são muito receptivos à iniciativa que tivemos na última Assembleia Municipal, de por unanimidade, juntarmos todas as vozes da assembleia para reforçar o pedido ao Governo para construir todas as infra-estruturas que são necessárias para o abastecimento garantido e sustentável da água, nomeadamente as diversas barragens que estão programadas, Parada, Calvelhe e Rebordãos”, referiu.

José Castro lamenta que na região não haja infra-estruturas suficientes para armazenar água.

“Bragança numa região de montanha que tem bacias hidrográficas limitadas ou realmente cria condições para reter a sua água ou então perde-a completamente, foi o que aconteceu nestas boas chuvas que tivemos no final de Maio, princípio de Junho que se perderam todas, porque as barragens não estão construídas”, frisou.

O abastecimento de aldeias de Bragança através de autotanques foi uma das preocupações transmitidas à CDU na feira de Bragança, que abordou quem por ali passava.

Joaquim Jorge foi um dos brigantinos a dizer o que pensa. Habitante da Réfega lamenta que os mais novos estejam todos a ir embora.

“Ali há pouca gente e são pessoas de idade. Novos não há lá nenhum, porque não querem o campo e saem para fora para outras áreas. Hoje ninguém quer trabalhar no campo”, lamentou.

Os baixos salários, o elevado custo de vida e a perda de rendimentos foram outras das queixas feitas pelos brigantinos.

A CDU numa das suas acções com a população na feira de Bragança, na passada sexta-feira.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais