Sex, 07/07/2023 - 12:51
Demostração de meios, actividades e muita animação: foi com estas promessas que a GNR de Bragança convidou várias centenas de crianças e jovens a conhecer a guarda e os seus militares. A ideia é mostrar que a GNR está próxima de todos quantos precisem.
Neste momento, em todo o distrito, a guarda tem 650 militares mas daqui a uns anos prevê-se que sejam bem mais. Isto se os desejos das crianças se mantiverem. Os mais pequenos ficaram rendidos e muitos deles assumem que gostavam de seguir esta carreira. “Eu queria proteger as pessoas e prender os maus”, disse uma das crianças. “Gostava de ajudar as pessoas e proteger o mundo. O mundo precisa de ser protegido porque há muitas pessoas que precisam de ajuda e não a pedem”, referiu outra criança. “Sempre gostei dos polícias”, disse outra pequena que visitou, hoje, a GNR.
Esta foi já a sexta edição do OPEN DAY da GNR de Bragança. O comandante da Guarda Nacional Republicana de Bragança, Lobo de Carvalho, também espera que muitas crianças se interessem por um dia se juntar a esta força policial. “Queremos inspirar estas crianças para esta cultura da segurança colectiva e queremos que se sintam perto de nós e que vejam a guarda por aquilo que ela é, uma guarda humana, próxima e de confiança. E, claro, que um dia algumas crianças sintam o chamamento de virem servir a pátria com a farda da GNR”.
Este evento consiste em abrir as portas à GNR de Bragança às crianças de vários Centros de Actividades de Tempos Livres.
O principal objectivo é dar a conhecer as diversas valências da GNR, aproximar a comunidade mais jovem à instituição e proporcionar um dia diferente às crianças dos concelhos do distrito.
Escrito por Brigantia