IPB integra aliança de Universidades Europeias

PUB.

Qua, 05/07/2023 - 09:11


O Instituto Politécnico de Bragança integra, desde o início desta semana, a aliança de Universidades Europeias

As Universidades Europeias reúnem uma nova geração que estuda e trabalha em diferentes países europeus, em vários sectores e áreas académicas.

Orlando Rodrigues, presidente do IPB, diz que esta é uma oportunidade para a instituição. “Este consórcio de Universidades Europeias é um conceito novo que surgiu na presidência francesa da União Europeia e que se pretende que seja o futuro do espaço europeu da educação superior na Europa. Ou seja, que as universidades se reúnam em consórcios, integrados por diferentes países da União Europeia, e que integrem várias das suas actividades no seio desse consórcio, nomeadamente que façam ofertas formativas conjuntas, partilhem professores, recursos, boas práticas e projectos de investigação, que funcionem como uma universidade europeia virtual”.

Esta aliança é constituída por nove parceiros europeus. Além do IPB são politécnicos e universidades dos Países Baixos, Alemanha, Espanha, Suécia, Chéquia, Polónia, França e Albânia. “São consórcios com uma taxa de aprovação muito baixa. Neste momento, há 50 consórcios aprovados na União Europeia. Nós, na verdade, já participávamos neste consórcio há alguns anos mas nas edições anteriores não se conseguiu aprovação, tivemo-la agora e para nós é um grande motivo de satisfação”.

Esta aliança é muito importante para a estratégia de internacionalização do IPB e, em particular para a internacionalização, no espaço europeu. “Estamos em rede com outras instituições europeias, partilhamos com elas boas práticas, os nossos projectos inovadores, aprendemos com elas, aprendemos uns com os outros, partilhamos alunos e recursos. Temos feito muitas formações em conjunto, no âmbito deste consórcio, em particular aquilo que designados por programas intensivos, que são cursos de curta duração, de uma ou duas semanas, no máximo, em que juntamos os alunos de diversas instituições e, portanto, é claramente uma etapa importante para nós”.

Esta aliança que o IPB integra irá receber um orçamento global de 12,4 milhões de euros para quatro anos de actividade.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves