Eixo Atlântico apesenta agenda para combater despovoamento da euroregião

PUB.

Sex, 23/06/2023 - 16:04


A Associação Ibérica do Eixo Atlântico elaborou a primeira agenda de propostas para combater o despovoamento reforçando o eixo interior, que vai desde Lugo, na Galiza, em Espanha, até Mirandela, em Trás-os-Montes, e favorecer a coesão do território.
O organismo que agrega 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, em Espanha, apresentou, esta quinta-feira, em Mirandela, o documento com mais de 250 páginas e dezenas de propostas, aproveitando para organizar um fórum entre as pessoas, associações e entidades do interior que participaram na elaboração do relatório.
O secretário-geral do Eixo Atlântico, faz questão de sublinhar que se tratam apenas de propostas para a coesão do território abrangido pelo organismo. “A coesão para nós é como uma secretária de quatro patas, onde se duas não funcionam a secretária não serve, portanto este é um problema de todo o território, só que o interior precisa mais deste reforço para garantir a coesão”, refere Xoan Mao, ressalvando que este "não é um plano reivindicativo, são propostas da sociedade”.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular elegeu as áreas da governança, medidas institucionais e financiamento, social, económica e ambiental como estratégicas para os territórios regionais de baixa densidade, propondo linhas de atuação nesses âmbitos. Xoan Mao destaca ainda que as propostas “visam melhorar a qualidade de vida das populações desta área territorial e não desperdiçar o talento dos jovens ajudando à sua fixação”.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional considera este plano como uma ferramenta de apoio importante e Isabel Ferreira até adianta que muitas propostas estão já a ser implementadas pelo Programa de Valorização do Interior. “Todas estas sugestões são muito úteis, o que me confortou mais é que grande parte daquelas medidas já constam do programa de valorização para o interior (do Governo português)”, salienta.
Apesar de admitir que será impossível o Governo implementar todas as medidas propostas no documento, Isabel Ferreira garante que haverá abertura do Governo para avançar com algumas das medidas preconizadas.
A presidente da Câmara de Mirandela, anfitriã do fórum valoriza os objetivos do plano e afirmou que, enquanto autarca, sente que “há a preocupação da coesão nas políticas nacionais”, diz Júlia Rodrigues..
O relatório com as linhas de atuação para combater o despovoamento reforçando o eixo interior, que vai desde Lugo, na Galiza, em Espanha, até Mirandela, em Trás-os-Montes, vai agora ser entregue aos governos de Portugal e Espanha.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Terra Quente