Plano de Co-gestão do Parque Natural de Montesinho em consulta pública

PUB.

Qua, 14/06/2023 - 08:52


Está em consulta pública a proposta de Plano de Co-gestão do Parque Natural de Montesinho, da responsabilidade dos municípios de Bragança e Vinhais

As pessoas podem agora ver o documento e sugerir alterações. O autarca brigantino e presidente da comissão de co-gestão, Hernâni Dias, explicou que este documento se refere à promoção da área protegida. “Ao nível do processo de visitação, do melhoramento, inclusivamente da sinalética, de forma a que as pessoas, mais facilmente, identifiquem o parque e consigam ter acesso a determinados locais, se valorize também uma componente de visitação ligada às novas tecnologias, através de aplicações, onde as pessoas consigam descarregar informação e consigam visitar o parque sem qualquer problema, autonomamente”.

Quanto à gestão e às regras de ordenamento do parque continuam a ser da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Assim, Hernâni Dias salienta que esta proposta não vem resolver os problemas que os moradores do parque têm vindo a reportar. “Mas aquilo que são os maiores constrangimentos, os problemas que havia antes desta comissão, claramente são os mesmos que existem hoje e que, provavelmente, existirão depois deste período de consulta pública. É imperioso e urgente que se promova uma alteração do plano de ordenamento para que se consigam eliminar problemas e constrangimentos que sempre existiram e que não podem continuar a existir, sob pena de as pessoas não se reverem no parque”.

O autarca de Bragança pede uma revisão urgente do plano de ordenamento do Parque Natural de Montesinho. Caso contrário, admite abandonar a comissão de co-gestão. “Já fiz saber, dentro da própria comissão, que, se não houver esta vontade, se o caminho a seguir, imediatamente, não for o da revisão do plano de ordenamento, eu demitir-me-ei desta comissão”.

A proposta para o Plano de Co-gestão do Parque Natural de Montesinho está em consulta pública até 7 de Julho e pode ser consultada nos sites dos municípios de Bragança e Vinhais ou em papel nas câmaras. A comissão de co-gestão já conseguiu 600 mil euros, de quatro candidaturas, uma delas relacionadas com a reabilitação da antiga escola primária de Montesinho.

Escrito por Brigantia

Foto: Terras de Trás-os-Montes

Jornalista: 
Ângela Pais