Municípios do Baixo Sabor vão implementar ementas biológicas nos agrupamentos de escolas

PUB.

Qua, 14/06/2023 - 08:48


Esta é uma forma promover os produtos da terra dos territórios com certificação de bio-região

Azeite, batatas, alface, tomate, feijão, grão-de-bico…

Estes são só alguns dos produtos biológicos que vão fazer parte da ementa que vai ser implementada nas escolas de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, explica o presidente da câmara de Alfândega, Eduardo Tavares. “Vamos começar já no próximo ano lectivo. É um desafio que aqui deixo, aos nossos produtores, mas já foi feito às nossas escolas. Estamos a trabalhar para isso, para que no próximo ano lectivo tenhamos já uma ementa semanal 100% biológica com produtos da nossa bio-região”.

Os municípios vão fazer contratos com os produtores da bio-região e até de outras bio-regiões. “Vamos fazer ajustes directos e concursos próprios para adquirir bens biológicos para a nossa cantina, vamos percorrer os nossos principais produtores e vamos a outras bio-regiões. Vamos tentar encontrar soluções para termos menus próprios para as nossas crianças, que cumpram aquilo que são as regras das escolas”.

Os municípios dos Lagos do Sabor têm 25% da sua superfície agrícola utilizada (SAU) com produções biológicas. 

A certificação de Bio-região foi atribuída aos municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo pela Rede Internacional de Bio Regiões em Outubro do ano passado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais