Dormidas na região entre Janeiro e Março ultrapassaram as do ano passado no mesmo período

PUB.

Qua, 07/06/2023 - 09:08


Em 2022 o número de dormidas ultrapassaram os números pré-pandemia e este ano, só no primeiro trimestre, o cenário já é melhor do que Janeiro, Fevereiro e Março do ano passado

De acordo com dados do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o ano passado, depois de dois anos de pandemia, foram registadas mais 12 549 dormidas na região em relação a 2019.

Mas entre Janeiro e Março de 2019, o número de dormidas chegou quase aos 122 mil. Já no mesmo período deste ano foram registadas quase 49 mil dormidas, uma quebra de mais de metade.

De acordo com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o “primeiro trimestre é sempre um trimestre difícil” do ano e esta discrepância de valores deve-se à pandemia. Ainda assim, realça que em relação ao ano passado houve um crescimento.

“Se estivermos a falar em dormidas, em 2022 tivemos 40 mil dormidas e em 2023 temos 48 mil dormidas, temos mais 20%. No caso dos proveitos totais, em 2022 tivemos 83 mil, no caso de 2023 temos 129 mil, mais 54,6% de crescimento, ou seja, nota-se aqui o início da recuperação”, referiu.

Estes números levam Luís Pedro Martins a acreditar que este ano será ainda melhor que o ano passado, batendo um novo recorde.

Mas para isso, defende que é preciso fazer “crescer a oferta de hotelaria”.

“Se tivermos ainda mais oferta hoteleira e estamos a tentar atrair investidores e marcas para este território, acho que vai ajudar a recuperar, porque há um dado curioso, se olharmos para os números, mais de 60% das dormidas foram em hotéis, ou seja, a procura é sempre maior para os hotéis, portanto temos que crescer aí um bocadinho”, frisou.

Das 48 779 dormidas registadas na região, entre Janeiro e Março deste ano, a maioria foram no concelho de Bragança, com 20 203 dormidas.

Em 2019, antes da pandemia, nos municípios da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, ou seja, Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Miranda do Douro, Vinhais, Vila Flor e Vimioso, foram registadas 248 441 dormidas. Já o ano passado, depois de dois anos de pandemia, foram registadas mais 12 549 dormidas na região. Este ano, o Turismo do Porto e Norte acredita que este número será ultrapassado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais