Distrito em risco muito elevado de incêndio rural

PUB.

Qui, 11/05/2023 - 08:11


11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança estão hoje em risco muito elevado de incêndio rural, o segundo mais grave da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Quase todo o distrito de Bragança está hoje em risco muito elevado de incêndio rural. Apenas Vinhais está com risco elevado.

Já em Vila Real, em risco muito elevado estão os concelhos de Alijó, Chaves, Murça, Sabrosa, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Amanhã a situação agrava-se em Bragança e em Vila Real.

O perigo de incêndio tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e é neste patamar mais alto que vão estar, esta sexta-feira, cinco dos 12 concelhos de Bragança. São eles Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé. Os outros estão em risco muito elevado.

Em Vila Real há dois concelhos em risco máximo: Murça e Valpaços. De qualquer forma a situação é mais tranquila que no distrito de Bragança pois, além de alguns concelhos em risco muito elevado há outros que estão em risco elevado e moderado.

As altas temperaturas provocam este agravamento do risco de incêndio rural, pelo menos até sexta-feira.

Esta semana, em Portalegre, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, lembrou que os meios de combate aos incêndios são limitados e que é preciso que as populações sejam prudentes e responsáveis, já que se prevê que este Verão seja ainda mais exigente do que o do ano passado.

Escrito por Brigantia