Ministra da Habitação veio à região explicar medidas de apoio à habitação mas escusou-se a prestar declarações aos jornalistas

PUB.

Seg, 20/03/2023 - 09:07


Dois dias depois de o Conselho de Ministros ter aprovado duas medidas de apoio extraordinário à habitação, a ministra que tutela esta pasta esteve em Macedo de Cavaleiros

De visita à região, para a iniciativa "Mais Habitação – Novas Respostas", promovida pela Federação de Bragança do PS, Marina Gonçalves não quis prestar declarações aos jornalistas. Fica assim por se saber que medidas há para territórios como este, em que as rendas têm disparado, deixando vários alunos a dividir quarto e jovens trabalhadores a partilhar casa, num cenário em que a procura supera largamente a oferta de imóveis disponíveis.

No discurso, a Ministra da Habitação disse apenas que este programa vai trazer soluções e respostas às necessidades que há, agora com um apoio à renda e um outro à subida acelerada do crédito à habitação. “Podemos ouvir muitas vozes criticas a este programa mas este apoio vai chegar a muitas centenas de famílias e vai permitir que muitas centenas de famílias tenham acesso à habitação. Quando digo acesso, é certo que é para aquelas que já têm habitação mas também para aquelas que estão em risco de incumprimento, que podem ficar sem aquilo que é um direito fundamental e que cabe ao Estado encontrar estas respostas no imediato”.

No que toca a questões de habitação, em Macedo de Cavaleiros, segundo contou o presidente da câmara, há problemas graves. “Um deles é o alojamento de estudantes, nomeadamente dos PALOP, temos também algumas dificuldades de famílias supranumerárias, outros casos de famílias com baixos rendimentos e ainda as comunidades migrantes que não sabemos, muitas vezes, de que forma estão alojadas”.

A habitação social da autarquia já não é suficiente. “Posso dizer que não tínhamos grandes dificuldades até há alguns anos no alojamento dessas pessoas em situação precária mas, neste momento, começa a escassear. Há famílias que têm apartamentos mas não os querem alugar pela deterioração que é causada pelas pessoas que os habitam. Depois temos a questão do escassear que existe pela vinda de migrantes e de trabalhadores que vêm à procura de oportunidades. Tudo isto nos está a criar dificuldades em captar novas famílias. Temos que arranjar soluções”.

A presidente da Federação de Bragança do PS, Berta Nunes, lembrou que a crise imobiliária no nosso território se deve ao facto de haver cada vez mais estudantes e imigrantes. A ex-autarca de Alfândega da Fé acredita que a ausência de medidas de habitação, durante alguns anos, levou-nos ao que hoje se conhece. “Fui presidente da câmara durante 10 anos e não houve um único programa para reabilitar para as pessoas com mais carências e com dificuldade em pagar uma renda. O PS é o responsável por esta situação porque há sete anos que está no Governo. Eu estive 10 anos, a partir de 2009, numa câmara e aquilo a que assisti foi à retirada de alguns programas que havia para famílias carenciadas”.

A Ministra da Habitação esteve, no sábado, em Macedo de Cavaleiros, para o "Mais Habitação – Novas Respostas", promovido pela Federação de Bragança do PS.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves