Produtores de alheira preocupados com preço das matérias-primas pedem descida do IVA do produto

PUB.

Seg, 13/03/2023 - 09:10


O preço da carne de porco, que é o principal ingrediente das alheiras, subiu significativamente nos últimos meses e isso tem afectado directamente os custos de produção

Mas, apesar do aumento dos preços das matérias-primas utilizadas na produção de alheiras, este produto continua a ser muito procurado pelos consumidores locais e turistas em Mirandela.

Bruno Pinheiro, do estabelecimento Presuntos do Solar, à margem da 23º Feira da Alheira de Mirandela, que decorreu este fim-de-semana, garante que este não é o pior ano de que se tem memória em termos de vendas.

“Os preços subiram, mas no geral as pessoas até aceitam bem, porque subiu tudo. Vende-se igual”, disse.

A fileira da alheira gera anualmente um volume de negócios de aproximadamente 40 milhões de euros, segundo os dados da autarquia mirandelense.

No entanto, os próximos meses prevêem-se difíceis para os produtores, já que o preço da alheira aumentou cerca de 15% devido ao custo das matérias-primas e espera-se que continue a aumentar, segundo Ricardo Morais, das Alheiras Angelina.

“Terá de haver grandes ajudas por parte das entidades estatais para podermos baixar o preço em massa para conseguirmos dar um melhor preço ao consumidor final”, acrescentou.

A presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, pediu ao Governo para reduzir o IVA sobre a alheira, que actualmente ronda os 23%.

Este pedido foi bem recebido pelos empresários deste produto com selo IGP, como foi o caso de Rui Cepeda, da EuroFumeiro, que pede a descida do IVA para 13%, para que a alheira de Mirandela possa chegar a preços mais competitivos ao consumidor.

“Isto porque nós compramos muitos produtos, as matérias-primas todas as 6% e essa diferença em termos de IVA iria reflectir-se no preço final, o que seria muito importante, porque o preço final iria ser mais baixo o que ajudaria a atenuar esta subida drástica de matérias-primas e custos operacionais”, disse.

Para os visitantes, como Rute Esteves, os preços praticados durante a Feira da Alheira ainda são acessíveis, tendo em conta a inflação que se tem vindo a sentir dia após dia.

“Todo o produto que se vende aqui está bastante acessível tendo em conta a crise que estamos atravessar”, sublinhou.

Os produtores de alheira preocupados com o aumento dos preços de produção e pedem ajuda ao Governo para equilibrar os preços e tornar a alheira mais competitiva.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Daniela Parente