Funcionários da Faurecia com transporte gratuito para ir trabalhar

PUB.

Sex, 10/03/2023 - 08:26


Os trabalhadores da Faurecia têm agora transporte público gratuito a partir de vários pontos da cidade de Bragança

A câmara municipal disponibiliza autocarro que leva e traz os funcionários nos três turnos, manhã, tarde e noite. Lidiane Silva não podia estar mais contente, uma vez que não tem carta de condução. “Para mim é muito bom porque eu não tenho carta de condução. Não conduzo. Às vezes, dependia de boleia e essa boleia faltava e avisava à última da hora. Então, para mim, o autocarro tem muita utilidade”.

O transporte está a ser feito desde o início do mês e Verónica Ferreira é outra das utilizadoras. Trabalha na Faurecia, assim como o marido. Eram obrigados a usar dois carros e agora já vão poder poupar o dinheiro do combustível. “É muito bom. Trabalho na Faurecia eu e o meu marido. São dois carros a andar para trás e para a frente e só este mês pensamos poupar cerca de 100 euros. Temos turnos diferentes, por causa das crianças. Eram dois carros, dois seguros. Assim, só precisamos de um. É muita poupança”.

Em 2017, o município já tinha disponibilizado transporte público gratuito para a Faurecia, mas devido à pouca adesão, acabou por ser suspenso. Há meses a empresa voltou a pedir à câmara que fosse reactivado o serviço, explicou o autarca Hernâni Dias. “Nós avaliámos convenientemente. Eles fizeram também o trabalho interno, no sentido de perceber, dentro da empresa, qual seria o interesse dos vários trabalhadores. Face aos números que nos foram transmitidos, decidimos fornecer o transporte gratuíto. Estamos a fazer este trabalho para ver se se justifica pelo número de pessoas que andam nos autocarros. Se for, obviamente que continuaremos”.

O município também já disponibilizou transporte gratuito para a zona industrial de Mós, mas deixou de ser feito porque não era utilizado pelos trabalhadores das empresas ali instaladas. “Também já o fizemos, na mesma altura em que o fizemos para a Faurecia, mas chegou-se também à conclusão que não havia adesão por parte dos trabalhadores. Não havia justificação nenhuma para o município ter uma despesa com o transporte e não haver ninguém para transportar”.

Agora os trabalhadores da Faurecia que moram na cidade de Bragança já podem apanhar o autocarro público e gratuito, cujos custos são suportados pela câmara municipal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais