Qui, 03/03/2022 - 09:51
A adaptação não foi fácil e ao fim de quatro meses regressou a Portugal. O brigantino viajou para os Estados Unidos para estudar engenharia informática, num projecto de quatro anos, numa faculdade de Memphis e também para jogar futebol. No entanto, a experiência não foi tão positiva como esperava. “Tive algumas dificuldades em me adaptar, se calhar também devido à minha personalidade pois sou bastante reservado e isso não ajudou. Mas, houve outras situações que não me fizeram sentir bem ao ponto de decidir regressar a Portugal”, lembrou sem especificar.
Eduardo conta que conseguiu uma bolsa desportiva através de uma empresa que o contactou no decorrer da temporada 2020/2021 e depois de se ter estreado no plantel sénior dom GDB no Campeonato de Portugal. “Tinha feito a estreia em Outubro e mais tarde fui contactado por um empresa que estabelecia contactos entre países europeus e os Estados Unidos através de bolsas para jogar e estudar com o menos custo possível. Para quem não sabe estudar nos Estados Unidos é muito caro. Surgiu, então, a oportunidade de integrar essa bolsa a um custo reduzido. Depois de terminar o campeonato aceitei e acabei por ir, na altura pensei que era o melhor para mim”, contou.
A sua rotina diária durante os cerca de quatro meses em que esteve nos Estados Unidos começava de manhã com aulas na faculdade, à tarde treinava e, depois das 17h00, dava treino aos mais pequenos em duas empresas de futebol.
Sobre o futebol praticado nos Estados Unidos considera “tecnicamente não é mau”, mas “tacticamente deixa muito a desejar”. “Lá pratica-se um futebol muito directo”, acrescentou.
Voltar ao futebol faz parte dos planos de Eduardo Moreno, apesar da experiência menos positiva nos Estados Unidos. “Confesso que como a experiência nos Estados Unidos não foi tão boa como esperava tive alguns problemas de falta de motivação e confiança, mas tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo vou regressar”.
Eduardo Moreno fez formação no F.C. Mãe d´Água e Grupo Desportivo de Bragança, onde se estreou como sénior na época passada. Foi no dia 18 de Outubro de 2020, na jornada 3, frente ao Pedras Salgadas, um jogo que os brigantinos venceram por 1-2. Isso valeu-lhe uma bolsa desportiva nos Estados Unidos da América, onde estudo e jogou futebol entre Agosto e Dezembro do ano passado.




