Hoje é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e Alfândega da Fé está a comemorar

PUB.

Ter, 18/04/2017 - 11:43


Hoje celebra-se o Dia Internacional dos monumentos e sítios e a câmara de Alfândega da Fé desafiou os seus munícipes e visitantes para um percurso pedestre uma vez que, este ano, a efeméride é dedicada ao turismo sustentável. 

Ana Duque, do município de Alfândega da Fé e da organização desta iniciativa, explica que na vila se vai associar o património a uma actividade de observação de aves, aliando as componentes da flora, da fauna e do património. “Vamos tentar associar estas três áreas para que durante o percurso as pessoas possam ficar atentas para estas questões do património construído e do património natural”, salientou.
O percurso começou hoje às nove da manhã junto ao castelo de Alfândega, prosseguiu em direcção a Alvazinhos e terminou na barragem da Estevaínha. Um trajecto relativamente curto para que os participantes possam andar atentos e tentar diversificar as observações feitas quer de espécies de aves, quer do património. “ Esta é uma iniciativa em parceria com técnicos da Palombar, vamos ter três técnicos superiores especialistas em fauna, flora e património cultural e rural do nordeste transmontano, que fazem o acompanhamento especializado dos participantes. Queremos proporcionar uma manhã bem passada e de aprendizagem a todos os participantes”, explicou Ana Duque.
A iniciativa esgotou o limite das inscrições e são 15 os participantes nesta comemoração do dia internacional dos monumentos e sítios promovida pelo município de Alfândega da Fé. Escrito por Brigantia