PUB.

Actividades piscatórias e pratos típicos promovidos na Foz do Sabor

PUB.

Sex, 17/07/2015 - 11:27


    Promover a identificação e a recuperação dos barcos rabelos é o dos destaques da edição deste ano da Festa das Migas e do Peixe do Rio. O evento que se realiza desde 2009, pretende promover as tradições da aldeia piscatória da Foz do Sabor. As embarcações e os pescadores estão no centro do festival que hoje começa.

“Gostava de destacar o forte apoio que vamos fazer na identificação e recuperação dos barcos rabelos, com medidas concretas e compensatórias para os pescadores, não nos podemos esquecer que estamos a falar da última aldeia piscatória de Trás-os-Montes. E vamos também fazer acções de formação na recuperação de redes”, salienta Nuno Gonçalves, autarca de Torre de Moncorvo.
São seis os barcos tradicionais que ainda são usados na pesca fluvial.
Uma actividade que a par da restauração é particularmente promovida entre 17 e 19 de Julho no festival na Foz do Sabor.
“Este festival tem uma adesão muito grande não só da população do concelho de Torre de Moncorvo, como dos vizinhos. Para além de dinamizar e apoiar os pescadores, o evento tem a intenção de dinamizar os próprios restaurantes, e este ano são seis que vão aderir, com as receitas tradicionais”, salienta.
Para além da gastronomia, o desporto será também um atractivo. A Foz do Sabor recebe também este fim-de-semana as provas do campeonato nacional e europeu de motonáutica.
O Festival das Migas e do Peixe do Rio organizado pela Associação de Comerciantes e Industriais e pelo Município de Torre de Moncorvo, vai ser ainda a altura para a apresentação do projecto “Moncorvo 365 dias”, uma aplicação digital com informações acerca dos principais pontos de interesse da vila, como a gastronomia, os locais a visitar ou os percursos pedestres disponíveis. Escrito por Brigantia.