Galandum Galundaina preparam álbum de comemoração dos 20 anos

PUB.

Qui, 18/06/2015 - 11:23


  Do planalto mirandês para o mundo. É assim que os Galandum Galundaina fazem há quase 20 anos, levando a música que os caracteriza, assente no cancioneiro das Terras de Miranda com uma sonoridade moderna, aos quatro cantos do mundo.

O grupo constituído por 4 elementos, prepara-se para lançar um novo álbum de comemoração dos 20 anos, que deverá ser apresentado no próximo mês, intitulado “Quatrada. “Para namorar morena” é o nome do último single dos Galandum Galundaina, que faz parte do quarto álbum e que está já fazer sucesso nas redes sociais. O novo disco vai servir para comemorar os 20 anos do grupo musical, que se assinalam no próximo ano. Tudo começou em casa do avô dos irmãos Paulo, Alexandre e Manuel Meirinhos que tocava e construía instrumentos musicais. “Fomo-nos juntando para ensaiar, para dar uso aos instrumentos musicais que tínhamos em casa. O nosso avô era carpinteiro e também músico, tocava caixa nos pauliteiros de Duas Igrejas. Como tínhamos esses instrumentos em casa, foi uma forma de os utilizar. Todos nós somos músicos e todos nós temos um passado musical, no qual decidimos investir mais, neste ambiente da música tradicional”, conta Paulo Meirinhos.
Os três irmãos juntaram-se a Paulo Preto e nunca mais pararam de produzir música assente na tradição mirandesa. Entretanto Manuel saiu e entrou o músico, natural de Coimbra, João Pratas. Uma música que percorre o mundo. Paulo Meirinhos sublinha que o grupo tem a preocupação de manter as raízes tradicionais, de uma forma actual, na tentativa de agradar a um público jovem. “A música tradicional sempre foi acompanhando os tempos. No tempo dos nossos avós, eram os instrumentos que animavam as festas com toda a actualidade e, hoje, também tentamos ser actuais com a nossa música. Buscamos uma identidade própria, seja através da língua, que é o mirandês, que sempre falamos e cantamos, seja através dos instrumentos tradicionais mirandeses, que fazemos questão de os explorar, de esgotar as possibilidades técnicas, para chegarmos a um público jovem e a grandes públicos”, frisa o músico. A próximo actuação é no dia 27 deste mês na localidade de Saint-Flour, no sul de França. Escrito por Brigantia. Foto: Manuel Teles.