D.José Cordeiro preocupado com "verdadeiro sentido das festas"

PUB.

Ter, 02/06/2015 - 10:58


  O bispo da Diocese Bragança-Miranda mostra-se preocupado com o 2verdadeiro sentido das festas". Prestes a começar a altura do ano com mais festas paroquiais, D. José Cordeiro emitiu uma nota pastoral onde demonstra a sua inquietação com um eventual abandono do sentido verdadeiramente cristão, que, considera, nem sempre é seguido pelos mordomos e comissões de festas. 

“Em muitas das nossas festas, chamadas cristãs, há muito paganismo porque a centralidade não está na eucaristia nem na relação entre as pessoas. Há muitos outros interesses que, pouco a pouco se vão infiltrando e, muitas pessoas, nem dão bem conta disso e deixam-se levar pelo relativismo que nos assiste à nossa volta”, confessou D. José Cordeiro à Rádio Brigantia. O bispo diocesano admite que o convívio e o arraial são importantes, mas defende que devem estar harmonizados com a vertente cristã.
Em alguns locais, ainda há paroquias que cobrem os andores dos santos com notas. Uma das situações que preocupa D. José Cordeiro. “Ainda há alguns lugares onde isso acontece e pouco a pouco estamos a convidar as pessoas a deixar de fazer isso porque estamos a paganizar os santos. As notas servem para o nosso quotidiano mas nós não adoramos o dinheiro, adoramos as maravilhas de Deus, realizadas nos santos”, sublinha o responsável pela diocese. O bispo apela a que se retome o sentido autêntico e genuíno das festas cristãs, já que, na sua opinião, algumas comissões de festas chegam mesmo a contradizer Evangelho e a fé, devido ao desequilíbrio nos gastos com os elementos considerados exteriores. Escrito por Brigantia.