Já começou o mega julgamento das cartas de condução

PUB.

Qua, 20/05/2015 - 10:45


Já começou o mega julgamento das cartas de condução. O processo conhecido como “Carta Branca” envolve 111 arguidos que respondem pelos crimes de corrupção, falsificação de documentos e detenção de arma proibida.O mega julgamento decorre no pavilhão do NERBA em Bragança e deverá prolongar-se pelo menos durante um ano.

O mega julgamento decorre no pavilhão do NERBA em Bragança e deverá prolongar-se pelo menos durante um ano.
O alegado esquema de corrupção terá levado cerca de 200 pessoas a pagar entre 200 a 4 mil euros para obter a carta de condução, sendo que 160 beneficiaram de suspensão provisória do processo, não chegando a julgamento.Dos 111 arguidos fazem parte, além dos clientes de 9 escolas de condução, instrutores, examinadores, funcionários e empresários.
Até agora apenas compareceram 70 arguidos, sendo que 41 estão a faltar ao julgamento, a maioria por se encontrar no estrangeiro.
Cinco dos principais arguidos estão em prisão preventiva. Dois deles são examinadores de Mirandela. Os arguidos são de Trás-os-Montes, Minho e do distrito do Porto. Este julgamento é o resultado da operação "Carta Branca" da Polícia Judiciária que decorreu em julho de 2013.
Para acolher o julgamento, foi construída uma sala de audiências no pavilhão do Nerba que custou ao Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça 50 mil euros, acrescendo ainda uma renda mensal de 1500 euros que será paga, pelo menos durante 1 ano.
O Ministério público convocou 240 testemunhas, sendo que no total, o processo envolve mais de 500 pessoas.
O processo principal tem mais de 40 mil páginas.
Esta tarde foram ouvidos 4 arguidos. A segunda sessão está marcada para a próxima segunda-feira às 9 da manhã. Escrito por Brigantia.