DECO ensina a eliminar energia fantasma

PUB.

Qua, 13/05/2015 - 10:38


Eliminar a energia fantasma de casa pode significar uma poupança de 35 euros, no final do ano, na sua factura de electricidade. A DECO (Defesa do Consumidor) está a sensibilizar, sobretudo a comunidade escolar, para uma eficiente utilização da energia.

A energia fantasma está escondida nos vários equipamentos da sua casa. Mas afinal o que é a energia fantasma? “É toda aquela energia que está a gastar e que não nos apercebemos que está a ser desperdiçada. É aquela energia daquelas luzinhas vermelhas ou azuis que ficam ligadas da televisão, por exemplo, o carregador do telemóvel que deixamos na tomada depois de ser utilizado”, explica Joana Simões da DECO.Em Bragança os alunos da Escola Emídio Garcia foram alertados para a importância da poupança energética. O bolso do consumidor agradece, já que a poupança anual chega aos 35 euros, e o ambiente também. “Quanto mais electricidade for consumida maior é a necessidade de produzir electricidade e isso traz custos ambientais, porque muitas vezes temos que recorrer a energias não renováveis”.Também na hora de comprar os equipamentos eléctricos é importante ter em conta a etiqueta energética e escolher os mais eficientes. “Em relação às etiquetas se estas tiverem em maior quantidade a cor vermelha é aconselhável não comprar, pois terá sempre um custo de energia elevado. O ideal é a cor aproximar-se da cor verde”.Ficam algumas dicas para eliminar a energia fantasma. Desligar as luzes desnecessárias, desligar os equipamentos que não estão a ser utilizados, evitar abrir a porta do frigorífico muitas vezes e durante muito tempo ou evitar utilizar a impressora e preferir o formato digital são alguns gestos importantes.A acção de sensibilização da DECO e da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para eliminar a energia fantasma vai terminar no próximo mês de Julho.

A DECO está no distrito de Bragança. Depois de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros esta quarta-feira é a vez de Mirandela receber a acção de sensibilização para uma eficiente utilização da energia.

Escrito por Brigantia