Seg, 11/05/2015 - 11:15
A situação motivou a indignação e pedidos de esclarecimento por parte de associações de caçadores, do Município de Bragança e dos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Bragança.
Dois meses depois, a ausência do distrito no mapa dos locais onde é possível realizar os exames de carta de caçador é corrigida.
A deputada do PSD, Maria José Moreno, explica que se tratou de um erro e que não fazia sentido Bragança ser excluída nesta matéria. “Foi mesmo um lapso. Até porque em Bragança é particularmente dinâmica no que toca ao número de caçadores já habilitados, com carta de caçador, e ao número de candidatos que anualmente se propõe a esta habilitação. Não faria sentido nenhum Bragança ficar de fora”, explica.
Os exames para obtenção de carta de caçador vão a partir de agora ser feitos de dois em dois meses alternadamente entre Vila Real e Bragança.
Fernando Castanheira Pinto, presidente da Federação de caçadores a primeira região cinegética, recebeu com satisfação o restabelecimento da normalidade.
“Repôs a situação anterior e fez com que se alterasse uma situação gravosa para nós, porque só havia uma época de exames anual e uma época extraordinária em Lisboa. Neste momento, com exames de dois em dois meses em Bragança e Vila Real, mais facilmente as pessoas terão oportunidade de realizar o exame”, defende o representante dos caçadores.
Na época de exames de Maio, os caçadores ainda terão de se deslocar a Vila Real. No entanto, a federação espera que as provas necessárias para tirar a carta de caçador agendadas para Agosto, já se realizem em Bragança. Escrito por Brigantia.