Qui, 30/04/2015 - 18:48
Na semana passada foi confirmado um foco desta praga na zona da serra da Padrela, no concelho de Valpaços, e chegou esta semana ao Nordeste Transmontano.
A quebra na produção que poderá acontecer por causa da vespa está a preocupar o presidente da Junta de Freguesia de Parada. António Pires adianta que a praga foi detectada em plantações novas e teme que se propague a castanheiros de grande porte.
“A nossa produção ali é excelente, ao termos a vespa do castanheiro de certeza que vamos ter uma grande perda, porque há muita gente em Parada que vive só mesmo da castanha. Vamos tomar já medidas, domingo estou a pensar fazer uma reunião com os produtores para os avisar a estar atentos e acompanharem os soutos e as plantações novas”, realça o autarca.
A chegada da vespa das galhas do castanheiro a Trás-os-Montes esteve em debate esta manhã na Assembleia Municipal de Bragança. O presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela foi o proponente de uma moção a pedir a intervenção rápida das entidades competentes nesta matéria para controlar esta praga que acabou por ser subscrita por todas as forças partidárias com assento na Assembleia. Telmo Afonso defende que é urgente uma intervenção rápida.
“Que actuem mais e que tomem medidas. Nesta fase como está a casula da vespa ou da larva que ainda está no castanheiro é de toda a importância a aplicação imediata do antagonista ou do parasitoide desta vespa. É de extrema importância que o Ministério da Agricultura suporte essas despesas à semelhança do que faz com outras pragas, à semelhança do nematodo do pinheiro”,
O aparecimento da vespa das galhas do castanheiro no concelho de Bragança a preocupar os membros da Assembleia Municipal de Bragança, que se uniram esta manhã para solicitar às entidades competentes medidas urgentes para controlar esta praga.
Escrito por Brigantia