Qua, 22/04/2015 - 13:07
As 90 crianças deste jardim de infância estão a frequentar a instituição e as actividades lectivas decorrem normalmente. Apesar de algumas escolas fecharem neste tipo de situação, a delegada de saúde da Unidade de Saúde Pública da ULS Nordeste que está a acompanhar o caso , Inácia Rosa, considera normal que o infantário esteja aberto e explica que estão a ser tomadas as medidas adequadas.
“Foi feita profilaxia a todas as crianças, bem como aos adultos que estiveram em contacto com a criança”, revela a delegada de saúde.
Inácia Rosa explica as características da meningite bacteriana. “ A bactéria só se transmite de pessoa a pessoa, não se transmite através do ar, pois morre com facilidade. Como as crianças têm um contacto muito próximo umas com as outras, nomeadamente através do acto de levar as mãos à boca, consideramos todas as crianças do jardim de infância para tomar esta medicação e poder eliminar a possível bactéria que alguma criança tenha adquirido”, esclarece a responsável.
Ao que conseguimos apurar, a criança de 5 anos começou a apresentar sintomas na manhã desta segunda-feira, tendo sido assistida no Hospital de Bragança, durante a tarde.
Após ter regressado a casa, a criança deu entrada novamente nas urgências ontem por volta da uma da manhã.
Nesta altura encontra-se internada no Hospital de S. João no Porto, sendo o seu estado de saúde considerado estável.
O agrupamento de Escolas Miguel Torga, ao qual pertence o centro escolar teve conhecimento do caso através de um familiar, ontem de manhã e garante que comunicou de imediato a situação às autoridades de saúde, a quem compete agir neste tipo de casos. Escrito por Brigantia.