Empresas da região devem apostar na inovação e internacionalização

PUB.

Qui, 16/04/2015 - 11:06


  Há apoios financeiros disponíveis para a inovação do tecido produtivo e internacionalização das empresas que podem ser aproveitados pelos operadores da região. A mensagem foi deixada ontem por Vítor Gomes, analista de investimentos da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em Bragança.

“Neste momento com o novo quadro económico e Operação Portugal 2020 temos incentivos que têm como objectivo na parte dos incentivos direccionados para as empresas inovação produtiva direccionada para não PME`s e PME`s e serve quase como uma partilha de risco e um apoio financeiro para as empresas, que no início será através da forma de incentivo reembolsável e que poderá face ao desempenho da empresa poder vir a ser convertido em empréstimo não reembolsável”, explica o analista.
A internacionalização é outra das áreas financiadas pelo novo quadro comunitário no mínimo em 45 por cento do valor da candidatura a fundo perdido. Vítor Gomes lembra que a proximidade das empresas de Bragança com Espanha é uma oportunidade para entrarem em novos mercados.
“Os apoios da internacionalização serão direccionados para acções de prospecção de mercado, também visitas ao mercado à procura de eventuais compradores e participações em feiras e certames internacionais. Portanto, estamos a falar aqui num apoio financeiro a uma actividade que deverá estar sempre colocada como prioritárias nas estratégias da empresa. Tendo Espanha aqui tão perto isso significa também exportar e as empresas poderão ter através de uma candidatura no âmbito do Portugal 2020 uma ajuda que as permita ter um plano adequado e um bocadinho mais arrojado do que o fariam só com meios próprios”, explica Vítor Gomes.
Bragança acolheu mais um road show que a AICEP está a levar a cabo em todo o País para dar a conhecer os apoios disponíveis para as empresas no âmbito do programa Portugal 2020. Escrito por Brigantia.