Seg, 13/04/2015 - 10:20
Luís Fernandes, sub-chefe dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros confessa que acidentes deste género podem acontecer na realidade. “Foi uma pessoa tentar desobstruir alguma coisa que estaria na frente da segadeira e acabou por ser colhido pela mesma, sem que o condutor tivesse tempo de imobilizar a máquina. Há alguma hipótese de estes cenários poderem acontecer e a nossa ideia foi tentar alertar os agricultores para os cuidados a ter neste tipo de situações”, explica Luís Fernandes.
E porque nunca é demais sensibilizar os agricultores para os cuidados a ter quando utilizam máquinas agrícolas, a GNR leva a cabo todos os anos acções para prevenir acidentes deste género. José Rodrigues, da Secção de Programas Especiais da GNR de Bragança, lembra que há procedimentos que podem salvar vidas.
“Principalmente que utilizem bem as máquinas, que não abusem delas, que esse é o principal problema. Utilizam por vezes algumas alfaias que não estão adequadas à máquina delas e querem ir sempre um bocadinho mais além. Os nossos terrenos em muitas zonas são inclinados e as pessoas se não tiverem cuidados os acidentes surgem. Por mais que nós alertamos as pessoas para colocar o arco de segurança, eles concordam connosco, mas depois ou porque fazia estorvo por causa de uma árvore ou por outra situação qualquer, tiram-no e não o voltam a colocar. E o arco de segurança pode salvar-lhe a vida”, realça José Rodrigues, da GNR de Bragança.
Na terceira edição da Feira da Saúde de Macedo de Cavaleiros, que decorreu durante o fim-de-semana, a palavra de ordem foi a prevenção. Margarida Pires, presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, que organiza a iniciativa, assegura que as actividades desenvolvidas no âmbito desta feira incentivam as pessoas a apostar na melhoria da qualidade de vida.
“As pessoas na verdade sabem as medidas preventivas, agora falta na verdade começar a pô-las em acção. A promoção da saúde mais do que nunca é necessária apostar nela”, salienta Margarida Pires.
Segundo dados da organização visitaram Feira da Saúde e participaram nas diferentes actividades desenvolvidas no âmbito desta iniciativa cerca de três mil pessoas.Escrito por Brigantia.