Ter, 07/04/2015 - 10:17
Dos cerca de 92 mil existentes no país, 34 por cento dos pequenos agricultores do país estão em Trás-os-Montes.
Foi esse um dos motivos que levou o Ministério da Agricultura a realizar uma sessão de esclarecimento em Valpaços acerca do novo Regime da Pequena Agricultura. Trata-se de uma medida que estabelece como valor mínimo de ajudas um montante de 500 euros. Na prática todos os pequenos agricultores que já receberam um apoio inferior a este montante podem candidatar-se ao regime e ser apoiados com 500 euros.
O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, explica que esta região deve tirar partido de ser aquela com maior número de potenciais beneficiários do Regime da Pequena Agricultura e apela aos interessados para se candidatarem rapidamente “para não terem depois problemas de o sistema estar pesado e ficarem à espera”. “Uma das vantagens que o regime tem é que é simplificado, já está pré-preenchida. E qualquer agricultor que tenha recebido menos do que 500 euros no passado, agora recebe um apoio de 500 euros de forma simples”, salienta o responsável.
Durante a sessão de esclarecimento, ontem em Valpaços, o Secretário de Estado sublinhou que faz sentido dar apoio à pequena agricultura. Para José Diogo Albuquerque esta actividade é fundamental para manter pessoas no Interior. “Nós queremos ajudar na balança comercial e manter pessoas no território. A única forma de ter pessoas no interior é ter pessoas na agricultura. Houve quem pensasse o contrário no passado e que importante era o mundo rural e as actividades rurais, mas omeletes sem ovos não é possível”, sustenta.
Os interessados em beneficiar desta medida devem ser agricultores activos e ter uma superfície mínima elegível de meio hectare. Metade dos agricultores nacionais são considerados de pequena dimensão e podem por isso ser abrangidos pela medida incluída no primeiro pilar da PAC, referente aos pagamentos directos.
As candidaturas estão abertas até 15 de Maio.
Escrito por Brigantia