Lavandeira inaugura Núcleo Museológico do Azeite

PUB.

Seg, 06/04/2015 - 10:10


  Em Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães, foi inaugurado o Núcleo Museológico do Azeite, que constitui o primeiro núcleo territorial do Museu da Memória Rural. O espaço agora aberto nasceu num antigo lagar artesanal que deixou de laborar no final da década de 70.

O edifício no centro da aldeia foi recuperado, tal como os objectos que serviram durante muitos anos para produzir o líquido dourado. A inauguração aconteceu no passado sábado, num dia de festa na aldeia.
Perpetuar as memórias da produção tradicional de azeite é o objectivo do projecto que transformou um antigo lagar em ruínas em Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães, num núcleo museológico do Azeite. No dia da inauguração muitos puderam recordar um processo que viram desenrolar de perto.
É o caso de Orlando Cabral que chegou a levar a sua azeitona para ser transformada em azeite ainda na década de 70, pouco antes do lagar fechar. O habitante de Lavandeira recorda os passos que a azeitona seguia desde que chegava até colher o seu azeite. “Andavam os bois aqui de volta a puxar isto moía, andava uma pessoa aqui com a pá a chegar a azeitona para dentro. E depois de estar bem moída passavam-na numas gamelas para aqueles capachos para a prensa. Punham uns sobre os outros e tiravam água a ferver e azeitona era bem escaldada e depois era espremida”, relembra.
O processo que se seguia chegou a ser da responsabilidade de Luís Reis, de 85 anos. ”Eu tinha a chamada tarefa, onde se apartava o azeite. Ia para primeira talha e deixávamos parar um bocadinho. E quando queríamos tirar o azeite para ali, tínhamos um pano e tapávamos o buraco. E estávamos atento para passar o azeite para lá”, explica Luís Reis.Um vídeo com testemunhos, painéis explicativos, fotografias e artefactos que eram utilizados para a produção do azeite, a maioria doados pela população e recuperados, constituem ainda o acervo do Museu. E ajudam os visitantes a percorrer as memórias da transformação de um dos produtos com maior importância para a economia da localidade e para o concelho.As memórias relacionadas com a produção artesanal de azeite foram recordadas na abertura do Núcleo Museológico do Azeite que nasceu em Lavandeira, Carrazeda de Ansiães, e são o tema da reportagem alargada que pode ouvir esta segunda-feira depois do noticiário das 17h e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. Escrito por Brigantia.