Ter, 31/03/2015 - 10:50
Os dois feridos graves foram registados em Fevereiro passado nos concelhos de Mirandela e Vila Flor.
Os acidentes com tractores agrícolas são uma preocupação para a GNR. O major Cura Marques, relações públicas da GNR de Bragança, adianta que estão já agendadas para o próximo mês acções de sensibilização, tendo em vista a prevenção de acidentes.
“É uma preocupação, nós temos vindo a desenvolver acções de sensibilização junto da população, através da secção de programas especiais no sentido de alertar a população para o perigo que constitui o uso incorrecto das máquinas agrícolas”, afirma o relações públicas da GNR de Bragança.
Numa altura em que os agricultores começam a lavrar os terrenos, a GNR deixa alguns conselhos aos condutores de tractores agrícolas.
“Que façam uso do arco de segurança, que é um equipamento essencial para que no caso de acidente as consequências sejam minimizadas, que tenham em atenção a velocidade com que operam as máquinas, a inclinação onde operam a máquina agrícola, há determinados ângulos que claramente vão dar azo a que o tractor se vire, e têm que adequar o seu comportamento ao equipamento que estão a operar naquele momento”, remata o major Cura Marques.
O ano passado ficou marcado por 22 acidentes com tractores agrícolas no distrito de Bragança, dos quais resultaram 11 mortos, 11 feridos graves. Este ano, a primeira vítima mortal aconteceu, na semana passada, em Santulhão. A vítima foi um idoso de 74 anos que andava a lavrar um olival quando a máquina caiu para uma zona de silvas. Escrito por Brigantia.