Bombeiros recebem equipamento com um ano de atraso

PUB.

Sex, 13/03/2015 - 11:15


 12 corporações de bombeiros do distrito de Bragança receberam ontem equipamento de protecção resistente ao fogo.

O material foi adquirido pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes através de uma candidatura no valor de cerca de 175 mil euros financiada pelo Fundo de Coesão.
Esta entrega chegou a estar prevista para o ano passado, mas problemas com as empresas envolvidas no concurso atrasaram este processo, como adianta o presidente da CIM, Américo Pereira.
“Nomeadamente recursos e providências cautelares por parte das empresas que não ganharam e por isso já devia ter sido entregue no ano passado, em Julho, e acabou por ser só entregue este ano”, acrescenta o presidente da CIM.
Para os bombeiros estes equipamentos são fundamentais para enfrentar a época de fogos. O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Bragança, Diamantino Lopes, acredita que este material pode ajudar a poupar vidas no combate a incêndios florestais.
“Algumas das perdas podiam ser evitadas se os homens estivessem bem equipadas. Esperamos que este equipamento os proteja mais do que aquele equipamento que existia até agora. Por isso, ficamos muito satisfeitos, porque estamos a contribuir para um aumento da protecção dos homens”, defende Diamantino Lopes.
O material entregue pela CIM é suficiente para equipar metade dos elementos destas 12 corporações. Para os restantes, a Autoridade Nacional de Protecção Civil vai distribuir mais equipamentos até 15 de Maio, como adianta Noel Afonso, o responsável da Protecção Civil no distrito de Bragança.
“O restantes 50 por cento serão entregues pela Autoridade de Protecção Civil até ao início da época de fogos, a 15 de Maio. E aí ficaremos com profissionais mais seguros e mais salvaguardados de incidentes”, realça Noel Afonso.
A CIM entregou ontem fatos de protecção individual, botas, cógulas, luvas e capacetes de protecção a 12 corporações de bombeiros do distrito de Bragança. As restantes três corporações, nomeadamente Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta, que vão receber os mesmos equipamentos da CIM Douro.

Escrito por Brigantia