Biosfera Transfronteiriça integra Plano de Acção 2020

PUB.

Sex, 06/03/2015 - 11:09


  O projecto de valorização turística Biosfera Transfronteiriça, que engloba Trás-os-Montes, Zamora e Salamanca, foi seleccionado pelo Turismo de Portugal para integrar o Plano de Acção 2020. Esta candidatura é promovida pelo agrupamento europeu de cooperação territorial ZASNET, que pretende aproveitar as potencialidades desta zona para atrair turistas.

A vice-presidente do Agrupamento, Berta Nunes, não tem dúvidas que o facto de este projecto integrar o Plano do Turismo de Portugal é uma grande ajuda para conseguir fundos comunitários para o concretizar.
“Pode assegurar financiamento no próximo quadro comunitário que permita implementar este projecto. A Reserva da Biosfera Transfronteiriça que o ZASNET está a tentar implementar e a candidatar à UNESCO tem de facto muita importância do ponto de vista turístico para os dois lados da fronteira, mas até mais para o lado de Portugal, porque incluiu para além de grande parte do território de Trás-os-Montes, Zamora e Salamanca, vários parques naturais, património Cultural da Humanidade, como a cidade de Salamanca”, realça a autarca de Alfândega da Fé, que é também vice-presidente do ZASNET.
Berta Nunes assegura que depois de se conseguir a aprovação por parte da UNESCO há muito trabalho a fazer tendo em vista a captação de turistas.
“Depois de esta candidatura estar aprovada há muito trabalho a fazer. Há muitos projectos que dentro da Reserva da Biosfera se podem implementar, desde já o Marketing, depois as Rotas da Natureza, as Rotas Culturais. Nós ainda estamos numa fase inicial, mas a verdade é que se UNESCO aprovar esta candidatura só o facto de sermos uma das maiores Reservas da Biosfera da Europa só por si já é uma marca”, salienta Berta Nunes.
O agrupamento europeu de cooperação territorial ZASNET a apostar nas mais valias do património de Portugal e Espanha para impulsionar o turismo na região. Foi dado agora um passo importante neste sentido com a inclusão da Biosfera Transfronteiriça no Plano de Acção 2020 do Turismo de Portugal. Escrito por Brigantia.