Empresários transmontanos divulgam produtos na China e Macau

PUB.

Qui, 05/03/2015 - 10:26


  Os empresários transmontados do sector agro-alimentar foram convidados a integrar a plataforma de venda de produtos on-line direcionada para o mercado chinês e macaense. A plataforma de e-commerce é patrocinada pelo Instituto de Promoção de Comércio e Investimento de Macau e dá oportunidade a qualquer produtor de divulgar o seu produto no mercado chinês. 

A iniciativa foi apresentada ontem em Macedo de Cavaleiros, numa sessão de esclarecimento promovida pela Associação Portuguesa de Jovens Empresários Portugal-China, e não vai ter custos nos primeiros dois anos. Alberto Carvalho Neto, presidente da associação, explica que “A plataforma é essencialmente para o sector agroalimentar, é uma oportunidade de conseguirmos ter um showroom gratuito quer seja físico em Macau quer seja em e-commerce, que poderá facilitar os dados do produtor e do agente de exportação para um consumidor, distribuidor ou importador”.
A parceria pretende dar visibilidade aos produtos portugueses e vai ser a base para um Centro De Distribuição De Produtos Alimentares Dos Países e Língua Portuguesa que o governo de Macau está a criar. Alberto Carvalho Neto defende que para os produtores portugueses conseguirem ter sucesso neste mercado se devem unir e “trabalhar em conjunto, quando estamos a trabalhar em nichos de mercado. Temos de trabalhar numa prateleira de renome ligada à alta qualidade”.
A Associação de Jovens Empresários Portugal China, com sede em Mirandela, pretende criar um centro de apoio aos empresários da região em Macedo de Cavaleiros. De acordo com o vereador Rui Costa o repto foi bem recebido pela autarquia.
“Não estamos a falar apenas de Macedo de Cavaleiros, mas de toda a região. Com a sua centralidade pode ajudar nesta primeira fase da criação de uma base que possa ser a plataforma de arranque e saída dos nossos micro-produtores que, todos juntos, poderão chegar a algum lado”, esclareceu o representante da autarquia
A plataforma de venda electrónica de produtos alimentares através da internet, que pretende ser uma porta de Portugal no Oriente, vai ser lançada no início de Abril. Escrito por Brigantia.