Seg, 16/02/2015 - 16:59
Apesar de não ter
sido apurado nenhum totalista no concurso 013/2015 do EuroMilhões, dois
apostadores portugueses conseguiram ser premiados com quase € 5 mil
correspondente ao quarto prémio. Sem acertador na chave da extração, o Jackpot
transformou-se no atrativo valor de 40 milhões de euros. Muitos
portugueses já fizeram suas apostas para o sorteio desta terça-feira ou,
provavelmente, estão a pensar em fazê-lo. E qual seria a primeira decisão do
vencedor após descobrir que ganhou a sorte grande?
A primeira reação,
certamente, seria a euforia natural causada pelo prazer de tornar-se rico, mas
depois de digerir a vitória, o mais recente milionário aperceber-se-ia de que é
necessário planejar o novo orçamento e gestionar o dinheiro. Resultados de um
estudo recente sobre o tema concluem que a maioria dos entrevistados não
estariam dispostos a despedir-se do trabalho, mesmo ganhando o EuroMilhões. Uma
pesquisa encomendada pela empresa CareerBuilder constata que mais da metade das
pessoas em ativo continuariam a trabalhar, mesmo que a sua condição financeira
melhorasse a ponto de não necessitarem.
Quando questionados sobre os principais motivos que os
levavam a decidir continuar no emprego 77% dos inquiridos responderam que sem
trabalho ficariam aborrecidos, enquanto que 76% dos consultados afirmaram que
estar empregado contribui para gerar um propósito na vida. Do total de
entrevistados, 42% reconheceu o gosto da segurança financeira que proporciona o
trabalho e 23% garantiu que sentiria saudade dos colegas. Alguns dos outros
inquiridos disseram que passariam a trabalhar menos ou que se despediriam do
emprego: 48% daria duas semanas à casa ou um pouco mais caso o chefe
necessitasse de mais tempo para encontrar um substituto; 31% daria duas semanas
à casa e depois não voltaria ao trabalho; e 13% despediría-se imediatamente
logo após saber os resultados do sorteio.
Notoriedade espontânea
Lançado em fevereiro de 2004 em Espanha, França e
Inglaterra e oito meses depois em Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Suíça e
Luxemburgo, o EuroMilhões transformou-se no jogo a dinheiro com maior
notoriedade espontânea. Segundo informações divulgadas pela Agência Lusa na
imprensa nacional, a popularidade é tal que 92% da população adulta portuguesa
coloca o concurso como a primeira referência de jogo de apostas. Motivados
pelas necessidades económicas ou pelo o desejo de serem os próximos excêntricos
milionários,
oito em cada 10 portugueses apostam no EuroMilhões, elevando o Continente à quarta posição no ranking dos
países que mais contribuem para a venda de bilhetes desde a data do lançamento
do concurso, há 10 anos.