Seg, 09/02/2015 - 10:50
“Estou convencido que este ano batemos o recorde em termos de visitação. É a maior enchente de sempre”, avançou Américo Pereira, que aponta como referente “os parques de estacionamentos cheios”. O autarca salienta que “a crise continua a teimar em passar ao lado do fumeiro de Vinhais” e assegura que as pessoas “não vêm aqui para passear, vêm para comprar”.
Mais pessoas e muitas vendas. Alguns pequenos produtores esgotam o produto ainda com mais de um dia de feira pela frente. Apesar de este ser o fumeiro mais caro do país a maiorias dos expositores não tem problemas em vender e explica que quem conhece a qualidade não se importa de pagar mais.
Além das vendas propriamente ditas, a feira serve também para divulgação e estabelecer contactos. A fidelização de clientes contribui para o sucesso dos negócios:
70 produtores de enchidos dos seis concelhos abrangidos pela Indicação Geográfica Protegida, selo que distingue o fumeiro de Vinhais, marcaram presença na edição deste ano da feira.
As cerca de 50 toneladas de fumeiro vendidas rendem milhões de euros. Para a receita total da feira contam também as várias secções de vendas de artesanato, produtos regionais, gastronomia e ligadas a diversas empresas locais. Escrito por Brigantia.