Universidade Sénior de Vinhais arranca em Fevereiro

PUB.

Ter, 27/01/2015 - 10:21


Quarenta e cinco pessoas já estão inscritas para frequentar as aulas da Universidade Sénior de Vinhais, a partir de Fevereiro.

A ideia de avançar com este projecto partiu da Junta de Freguesia de Vinhais (JFV). O presidente, Luís Gonçalves, assegura que o objectivo é promover o envelhecimento activo da população do concelho.“O concelho é muito grande, muito disperso e a maior parte da população não activa são seniores, daí a necessidade de criar esta universidade”, realça Luís Gonçalves.O director da Universidade Sénior de Vinhais, João Cunha, assegura que a oferta formativa é abrangente e vai ficar a cargo de 15 professores em regime de voluntariado.“Temos desde a actividade física e desportiva aos cuidados de saúde primários, saúde pública, danças sociais, inglês, francês, património arquitectónico”, enumera João Cunha.Quem se inscreveu nesta escola espera adquirir novos conhecimentos e sobretudo partilhar experiências e conviver.“Inscrevi-me, primeiro porque gosto sempre de aprender mais qualquer coisa. Em segundo é para sair da solidão porque sou uma pessoa sozinha e em terceiro para conviver com pessoas amigas. Quero aprender informática para falar com os netos e as filhas pela Internet”, afirma Assunção Ferreira, de Vinhais.

Para garantir o transporte das pessoas que vivem nas aldeias, a Junta de Freguesia de Vinhais pretende estabelecer parcerias com as restantes Juntas de Freguesia do concelho.

Escrito por Brigantia