Sex, 23/01/2015 - 11:06
Desde ontem que a consulta aberta está a funcionar até às 10 da noite nas cidades de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros e ao fim de semana vai funcionar das duas da tarde às oito da noite. O objectivo é tratar gripes e constipações nos centros de saúde e garantir o atendimento aos casos urgentes nos hospitais.
O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, assegura que os centros de saúde estão preparados para tratar os casos relacionados com o surto de gripe.
“Fizemo-lo obviamente porque na sua globalidade estamos a falar de situações benignas com um excelente atendimento nestas instituições de saúde dos cuidados de saúde primários, mais próximo do seu médico de família. Estamos a proporcionar obviamente a estas pessoas o atendimento mais célere em consulta aberta, portanto, com mais qualidade, maior conforto, e com um excelente atendimento para estes utentes e isto permitirá também que doentes urgentes ou emergentes tenham um atendimento mais rápido nos serviços de urgência”, realça o director clínico. O aumento da afluência às urgências hospitalares do distrito de Bragança na última semana ronda os 30 por cento. A maioria das pessoas com sintomas de gripe e constipações.
“Já se está a sentir desde há cerca de uma semana um aumento da afluência, mas felizmente sem muito impacto nos tempos de espera”, assegura Domingos Fernandes. Desde ontem que os centros de saúde de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela estão a funcionar com horário alargado devido ao surto de gripe. Durante a semana a consulta aberta funciona até às dez da noite e aos fins-de-semana entre as duas da tarde e as oito da noite.
Escrito por Brigantia