Provedor da Santa Casa denuncia listas de espera superiores a um ano e meio em fisioterpia

PUB.

Sex, 25/07/2014 - 11:36


O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança denuncia que há utentes do concelho a esperar cerca de um ano e meio por tratamentos de Fisioterapia.   

Eleutério Alves diz que desde que a Unidade Local de Saúde do Nordeste retirou este serviço aos convencionados os atrasos são sucessivos e prejudicam sobretudo os idosos.
“Temos dados concretos que nos permitem afirmar que o tratamento de fisioterapia estão com um atraso de cerca de um ano e meio. Desde que a ULS decidiu internalizar todos os serviços de fisioterapia no Hospital e deixou de permitir que os utentes pudessem ir aos convencionados, como é o caso da Misericórdia, a partir desse momento os atrasos são significativos”
O provedor acusa mesmo a ULS do Nordeste de estar a privar os utentes de tratamentos para poupar dinheiro.
Contactada pela Brigantia a administração da ULS do Nordeste rejeita estas acusações e garante que não há atrasos nos tratamentos de Fisioterapia.
A ULS esclarece que no concelho de Bragança há apenas 32 utentes em lista de espera para a área de Medicina Física e Reabilitação. O doente que espera há mais tempo aguarda há 38 dias pelos tratamentos.
A ULS acrescenta, ainda, que o tempo médio de espera nesta área é de apenas 16 dias.
Escrito por Brigantia