Produção de azeite deve apostar na certificação ambiental

PUB.

Seg, 14/07/2014 - 10:20


  Apostar na certificação ambiental para valorizar os produtos. Esta foi a ideia defendida, na passada sexta-feira, em Mirandela, num workshop direcionado para o azeite e para o vinho. Esta iniciativa inseriu-se no projecto ECODEEP – Eco eficiência e a eco gestão no sector agro-alimentar, que está neste momento a estudar a actual situação para apresentar ferramentas estratégias de actuação no futuro.  

O director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, assegura que a aposta nesta certificação é fundamental para os produtos transmontanos poderem chegar a mercados mais exigentes.
O projecto ECODEEP reúne vários parceiros e é coordenado pela Escola Superior Agrária de Coimbra. O professor da Universidade de Coimbra, Fausto Freire, assegura que um dos objectivos é encontrar soluções para que os modos de produção mais amigos do Ambiente não encareçam os produtos para o produtor.
Neste workshop foram apresentados os primeiros resultados deste projecto que apontam que a região transmontana já utiliza boas práticas ambientais na produção, que podem agora vir a ser melhoradas para valorizar os produtos no mercado.
Escrito por Brigantia