Urgência de Macedo de Cavaleiros perde medicina interna

PUB.

Qui, 03/07/2014 - 19:52


É mais uma machadada nos serviços de saúde da região. Desde o início do mês que o serviço de Urgência de Macedo de Cavaleiros deixou de poder solicitar o apoio da especialidade de Medicina Interna.

Agora, perante um quadro clínico mais grave, o doente terá que ser deslocado para Mirandela ou Bragança. Se receber ordem de internamento, pode voltar a ser encaminhado para Macedo de Cavaleiros.
Esta situação terá sido motivada pela reforma do médico de medicina interna de Mirandela, o que obriga a uma maior mobilidade dos restantes profissionais.
António José diz que costuma recorrer à Urgência com familiares idosos e nem queria acreditar quando foi informado que tinha deixado de haver Medicina Interna em Macedo.

"Eu desloquei-me ao serviço com um familiar meu.No dia anterior (30 de Junho) tinha-o feito com outro familiar, porque, infelizmente, tenho muitos familiares idosos e tenho que recorrer aqui aos serviços.
Até à data, quando era necessário eles recorrem à medicina interna, tal como aconteceu no dia 30, aqui eles tinham resposta.
No dia 1 de Junho um dos meus familiares precisa de ser observado e foi-me dito que a medicina interna deixou de dar apoio ao hospital de Macedo. Este serviço acompanhava o hospital penso que há 26 anos.

É lamentável o encerramento da unidade, que é aquela que os idosos normalmente mais necessitam, e que tenham que recorrer a Bragança ou a Mirandela para terem o mesmo atendimento.

E acho lamentável que as forças políticas que andaram na última campanha andavam muito amigos de Macedo e cheios de vontade de resolver os problemas estão tão mudos perante uma situação tão grave”, contou.

António José não concorda com a retirada deste serviço, até porque lembra que é fundamental para a população idosa.

Contactada a ULS do Nordeste, esclarece, através de comunicado, que face à disponibilidade de médicos o conselho de administração decidiu que o clínico de dava apoio de Medicina Interna na Urgência Básica de Macedo de Cavaleiros passasse a integrar, a partir de 1 de Julho, a escala global de Urgência, reforçando assim os cuidados prestados aos utentes nos três hospitais, garantindo simultaneamente que estes recebem, a assistência de que necessitam e que melhor se adequa ao seu estado clínico. Escrito por Onda Livre (CIR)