Qua, 02/07/2014 - 17:40
A associação pretende alargar o estudo da língua mirandesa e da sua vertente cultural e de ensino para além do concelho de Miranda do Douro, para passar a representar os municípios de Mogadouro, Vimioso, Bragança e parte do concelho de Vinhais, onde esta cultura está de igual modo enraizada.
A bancada do PSD na Assembleia Municipal de Mogadouro é da opinião que "esta associação não representa os interesses da cultura do planalto mirandês", território onde estão incluídos os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso.
O líder da bancada PSD, José Maria Preto, acrescenta ainda que a língua e a cultura mirandesa pertencem a Miranda do Douro e que Mogadouro é apenas um concelho vizinho.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, eleito nas listas do PS, refere que quando se fala em cultura fala-se de um povo que não é só Miranda do Douro, mas sim de três concelhos que integram o planalto mirandês e com raízes comuns.
Francisco Guimarães acrescenta não ter visto com bons olhos a rejeição pela bancada do PSD à adesão do município à Associação de Cultura e Língua Mirandesa, já que em sede de executivo municipal tanto os representantes do PSD como os do PS aprovaram a iniciativa por unanimidade. Escrito por Onda Livre (CIR)