Moinho de Tuizelo volta a moer

PUB.

Ter, 08/04/2014 - 10:44


No âmbito da celebração do Dia dos Moinhos Abertos a Associação Tarabelo inaugurou o seu primeiro projecto de restauração de um moinho no concelho de Vinhais.

Setenta anos depois o moinho comunitário de Tuizelo voltou moer. O espaço foi agora recuperado através da Associação Tarabelo, a Palombar de Miranda do Douro, a Junta de Freguesia de Tuizelo e o município de Vinhais.
A requalificação do moinho resultou também de “um campo de voluntários internacional que aqui estiveram em Setembro” explica a responsável da Associação Tarabelo, Sara Riso. A inauguração foi no domingo e como manda a tradição o cereal foi transportado de burra até ao moinho.
A população de Tuizelo não faltou à chamada e acompanhou a reactivação do moinho. Blandina dos Anjos ainda é do tempo em que o moinho laborava. “Está muito bonito, foram uns jovens que estiveram cá no verão que puseram isto bonito”.O moleiro de serviço foi José Arnaldo Fernandes que matou saudades daquela que foi a sua actividade durante duas décadas. “Deu para matar saudades e é um gosto ver este moinho a trabalhar de novo”.

A Associação Tarabelo assinalou o Dia dos Moinhos Abertos nas aldeias de Prada e Tuizelo, passando ainda pela vila de Vinhais, para o espectáculo de marionetas, e Casa dos Ventos.

Escrito por Brigantia