Sex, 11/11/2011 - 09:37
O problema é que a estrutura, uma das poucas do género existentes na Península Ibérica e que servia para a observação dos astros, situa-se em propriedade privada, nas imediações do antigo caminho que ligava Mogadouro e Penas Róias.
Mas Emanuel Campos, arqueólogo na câmara daquela vila do Planalto Mirandês, avisou, em declarações ao jornal Nordeste, que “é urgente tomar as devidas providências, antes que os textos e as imagens sejam a única prova da sua existência”.
De acordo com o seu relato, “a cúpula está a ceder e toda a estrutura precisa de ser consolidada para evitar a queda”.
No entanto, de acordo com a lei, e tendo em conta que o monumento está em vias de ser classificado como Imóvel de Interesse Público, Emanuel Campos garante que cabe aos proprietários avançarem com as obras, pois são os responsáveis pela sua conservação.
O Monóptero de S. Gonçalo é uma expressão do Barroco e terá sido construído para perpetuar a memória daquele santo.Até ao momento ainda não foi possível entrar em contacto com os proprietários do imóvel.
Escrito por Brigantia