Qui, 11/11/2010 - 11:44
Evitar que alunos em risco de abandonar a escola não o façam e que aqueles que a abandonaram regressem é objectivo deste programa.
Os professores sinalizam os alunos em risco que passam a ser acompanhados por técnicos de intervenção, psicólogos e educadores sociais. Os resultados têm sido positivos, daí que o Agrupamento seja considerado aquele que melhor implementou o programa no ano lectivo de 2009/2010. Paulo Dias explica o sucesso do PIEF.
““O empenho que os professores colocam no dia-a-dia no trabalho com estes alunos mas sobretudo pelo facto de serem cursos que têm recurso a meios materiais e humanos acrescidos, o que permite dar um acompanhamento e não dar muito espaço para que os alunos percam o ritmo".
O Presidente do Agrupamento de Escolas de Macedo realça ainda o facto de os técnicos se deslocarem onde for preciso para garantir o êxito do programa.
“Porque estamos a falar de alunos que têm problemas com a escola, que têm problemas de retenção repetida, que têm problemas de abandono escolar e não havendo uma interacção muito próxima, muito constante e continuada, a tendência é para eles voltarem a estudar.
Inserido no programa PIEF, o agrupamento está a desenvolver um novo projecto.
“O novo projecto envolve o empreendedorismo e a criação de uma empresa por parte dos alunos. Estamos a pensar avançar com uma empresa que vá fazer a construção de instrumentos musicais”.
O projecto está ainda em de estudo e terá de passar por uma fase de candidaturas. São precisos recursos humanos especializados na construção de instrumentos musicais. No entanto, Paulo Dias conta avançar com o projecto até ao final do ano lectivo.
O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros a ser considerado o melhor do país a implementar o Programa Integrado de Educação e Formação. Assunto que mereceu a integração numa Grande Reportagem SIC.
Escrito por CIR