Qui, 30/09/2010 - 10:22
“Entendemos que fazia sentido juntar a Norcastanha com a Norcaça, pela sua proximidade de datas e porque sendo eventos semelhantes, podem engrandecer-se uma à outra. Promovem produtos locais e podem diversificar a oferta de uma feira. E quisemos economizar na realização de uma feira em vez de duas. Pensamos poupar 35 a 40 por cento”, explica Rui Caseiro.
O vice-presidente da autarquia brigantina garante que com a junção dos dois eventos, vai ser possível fazer uma feira maior.
“Damos oportunidade a valorizar o sector agrícola, apostamos na mostra tecnológica dos equipamentos mais adaptados e procurados pelos produtores de castanha, como as maquias de apanha. Numa zona rural, em que o despovoamento causa dificuldades de mão-de-obra, pode ser uma ajuda importante”, considera.
Este ano são esperados mais de cem expositores, que não deverão caber no pavilhão do NERBA.
Mas Rui Caseiro garante que isso não será problema.
“Temos espaço. O espaço coberto do pavilhão está limitado mas seremos obrigados a alugar tendas. No exterior temos uma área significativa e teremos espaço suficiente. Poderíamos ter um espaço melhor se tivéssemos também um pavilhão melhor.”
A abertura da Feira é na sexta-feira, dia 29 de Outubro, com a realização do III Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha e demonstrações com aves de rapina e pesca.
No sábado realizam-se vários convívios e demonstrações, para além de um passeio de todo-o-terreno.
A montaria ao javali, que este ano decorre em Rabal, no Parque Natural de Montesinho, é no domingo, dia 31 de Outubro. No mesmo dia realiza-se o concurso de castanha da Terra Fria. No último dia do certame decorre o concurso de doces de castanha, demonstrações e uma largada de perdizes.
Mas, para além disso, Rui Caseiro revela que os amantes da boa mesa vão ter uma semana gastronómica para descobrir as especialidades da região.
“A feira assenta em quatro pilares: a caça, a pesca, a castanha e a gastronomia. Fizemos um convite aos restaurantes do concelho para integrarem uma semana gastronómica com estes produtos, a castanha, a caça e a pesca.”
A nona feira internacional Norcaça, Norpesca e Norcastanha decorre de 29 de Outubro a 1 de Novembro.
Escrito por Brigantia