PUB.

Torneio medieval animou castelo de Ansiães este fim-de-semana

PUB.

Seg, 23/05/2022 - 09:51


O Castelo de Ansiães recebeu entre sexta e domingo um Torneio Medieval com seis equipas em competição.

Pouco comuns em Portugal, estas iniciativas têm vindo a ganhar alguns adeptos, não sendo apenas recriações históricas, mas sim uma competição real com espada. em diferentes modalidades. Maurício Ramos, que viajou do Barreiro com o grupo Cavaleiros da Torre, participa nestes torneios desde 2012.

“Eu é que trouxe o desporto para cá e é uma boa forma de aliviar o stress e praticar um bom desporto. Tem havido poucos torneios, porque em Portugal está um pouco mal divulgado, também por causa do covid, caiu um pouco no esquecimento, mas não morreu, continuamos a ir lá fora a torneios”, referiu.

O torneio envolve os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5x5. Equipados a rigor, os combatentes têm várias regras a cumprir.

“O que interessa é pontuar, não tanto massacrar o oponente. A cabeça dois pontos, braços, tronco também pontua. Não pode fazer estucadas, não pode ir à virilhas, pés ou atrás das pernas, não podem segurar a espada do oponente. Portanto não é a brincar, não é para cardíacos”, sublinhou.

Para os visitantes, os torneios na vila amuralhada de Ansiães foram uma boa surpresa.

“Desde pequenos gosto deste tipo de feiras e desportos, quando soube que ia haver perto de casa decidi logo vir. É o primeiro torneio que vejo, já vi na net bastantes e é aquilo que estava à espera”, conta um dos visitantes que .

O autarca de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves explica que a aposta nesta actividade diferente teve como intenção chamar mais público ao castelo.

“Esta é uma inovação, porque se trata de uma competição entre várias equipas, portuguesas e espanholas e é uma forma diferente de atrair públicos a este enquadramento fantástico que é a vila amuralhada de Ansiães, que aproveitamos para dar a conhecer. É um monumento nacional que está no nosso concelho, é um monumento nacional e um dos ícones do nosso concelho e da região”, afirmou.

Além dos torneios, foi possível a quem visitou Carrazeda de Ansiães embarcar numa viagem na história, também através de um mercado medieval.

“Estes tipos de eventos são importantíssimos para promovermos o produto, há sempre gente que não conhecem, que vêm e provam. Vendo cogumelos shitake desidratados secos e frescos, paté e empadas de cogumelos, temos feijoada de cogumelos que já se vai tornando um bocadinho conhecida”, conta uma das expositoras.

O torneio e mercado medieval foram acompanhados por visitas guiadas animadas, espectáculos de falcoaria, caça ao tesouro, música e animação. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro