Testados professores e funcionários em Bragança para preparar o arranque do ano lectivo

PUB.

Qui, 16/09/2021 - 18:03


Professores e funcionários dos agrupamentos de Escolas Miguel Torga e Abade de Baçal, em Bragança, foram hoje testados à covid-19.

Docentes e não docentes consideram que a medida é positiva e dá mais segurança à comunidade escolar, no arranque do novo ano lectivo, o terceiro marcado pela pandemia.

“No início do ano, é sempre bom saber se houver algum caso que seja identificado. É preferível começar com o pé direito”, afirma um dos professores testados esta manhã no Agrupamento de Escolas Miguel Torga.

“Todos nós estamos já vacinados, no entanto, sabemos que poderá haver alguns casos positivos, mesmo vacinados. Este processo dá-nos uma certa segurança em termos o início do próximo ano”, afirmou Fátima Fernandes, directora do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.

“A adesão é quase de 100%, porque esta primeira fase acho que é muito importante para que as coisas corram bem pelo ano lectivo”, sublinhou a directora do agrupamento de Escolas Abade Baçal, Teresa Sá Pires.

Apesar de ainda haver cuidados que se mantêm, todos esperam que as aulas decorram presencialmente durante todo o ano lectivo e não seja necessário voltar a recorrer ao ensino à distância.

“Em termos de pandeia, penso que a coisa está mais ou menos controlada, peso que vai correr bem e com aulas presenciais, não conto que tenhamos de voltar para casa”, afirmou Manuel João, professor na Miguel Torga.

Este ano lectivo, mantêm-se regras como obrigatoriedade de utilização de máscara no recinto escolar para alunos a partir dos 10 anos e é fortemente recomendada para crianças no 1.º ciclo.

Além de docentes e não docentes, também os alunos do secundário e do terceiro ciclo serão testados no arranque deste ano lectivo. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro