Terminou com balanço positivo a Semana de Tecnologia e Gestão do IPB

PUB.

Sex, 12/05/2017 - 18:17


Terminou mais uma Semana de Tecnologia e Gestão no Instituto Politécnico de Bragança. 

“Rumos de Mudança- Um olhar sobre a montanha” foi o tema que deu mote às discussões que durante três dias encheram o auditório Alcínio Miguel, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com transmissão em directo na Rádio Brigantia.
João Paulo Almeida é professor no IPB e presidente da comissão organizadora da Semana de Tecnologia e Gestão e diz que estes temas foram escolhidos para uma reflexão interna, na sequência dos temas da digitalização da economia e da indústria que estão na agenda do governo e principalmente da criação do projecto-piloto do laboratório colaborativos do parque de montesinho, lideradas pelo IPB. “É um tomar de consciência que os desafios são exigentes e que estamos preparados para perceber que estamos preparados para assumir a liderança nos projectos colaborativos de montanha e aproveitar para nos afirmarmos na Europa uma vez que estamos na linha da frente neste tipo de investigação”, reitera.
João Paulo Almeida sublinha o papel dos alunos e das suas participações nestas jornadas e do seu papel na concretização de projectos futuros, “os alunos são o nosso maior capital, o nosso objectivo é formar os alunos e transmitir a mensagem destes desafios é importante porque serão o capital no futuro que nos vai ajudar a estar na linha da frente nestes projectos.”
Ainda no âmbito da semana de tecnologia e gestão foi promovido um concurso de ideias que premiou várias ideias empreendedoras propostas pelos alunos da Escola de Tecnologia e Gestão do IPB
Elícia Vieira, aluna da ESTIG, ficou em segundo lugar com um projecto de chalés móveis que pretende pensar na valorização do parque natural de montesinho e preservação ambiental
“Passou-nos pela cabeça valorizar a região, e tivemos a preocupação com o ambiente e sustentabilidades. Estes chalés móveis permitem aos visitantes deslocar pelas diferentes áreas do parque natural de montesinho”, explica a jovem empreendedora.
A ser concretizada esta ideia pretende valorizar a cultura local e a convivência directa entre os turistas e as pessoas das diferentes localidades.
A edição deste ano da Semana de Tecnologia e Gestão foi virada não só para a comunidade académica mas também para a comunidade no geral que aderiu em força aos fóruns de discussão pública. Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Débora Lopes